O que são Óleos Essenciais

Os óleos essenciais (OE) são substâncias aromáticas voláteis produzidas nas glândulas secretoras de algumas plantas. Eles podem ser encontrados nas flores, folhas, sementes, frutos, raízes e caules.

Os óleos são extraídos através de diferentes métodos, os mais comuns são destilação a vapor, prensagem a frio e extração por solvente. A escolha do método é influenciada pelo tipo da planta, por exemplo: óleos de frutas cítricas são extraídos através da prensagem a frio, já óleos de flores mais sensíveis são obtidos através da  extração por solvente. Esses compostos são extremamente concentrados, para se ter uma ideia, são necessárias, aproximadamente, 50 flores de rosas para produzir uma única gota de óleo essencial de rosas.

Cada OE possui uma composição diferente e podem conter centenas de compostos químicos. Por esse motivo, podem trazer inúmeros benefícios para nosso corpo e mente. Os OE penetram em nosso organismo, através da inalação ou da pele, e são absorvidos e metalizados em nosso corpo.

Esses poderosos compostos da natureza, podem funcionar no nosso corpo como antibióticos naturais, antiinflamatórios, repelente de insetos, sedativos, regeneradores de pele, anti-sépticos, etc, dependendo de sua composição química. Eles também atuam na área emocional auxiliando nos casos de ansiedade, depressão, melhora de energia e autoestima, estresse, entre outros.

Existem diversas formas de usarmos os OE dependendo dos nossos objetivos, dentre elas:

. Aromatização de ambiente –  para melhorar a energia vibratória pessoal, da casa e do local de trabalho;

. Massagem – para melhorar dores musculares, trazer relaxamento;

. Inalação – para produzir efeitos no corpo e na mente, através de difusores de ambiente, difusor pessoal, banho de vapor facial (muito bom para afecções de vias aéreas);

. Limpeza –  para diminuir o uso de produtos químicos tóxicos em sua casa;

. Cosméticos –  para utilizar todos os benefícios terapêuticos dos OE e diminuir o uso de substâncias sintéticas, tóxicas e alergênicas, comumente usadas em produtos de beleza;

. Banho – como uma deliciosa forma de relaxamento ou até mesmo de aumento de energia e vigor dependendo do tipo de OE utilizado.

A utilização da aromaterapia não é algo novo, as civilizações antigas já utilizavam o aroma das plantas para cura e rituais. Os benefícios dos OE têm sido amplamente estudados nas ultimas décadas e cada vez mais a aromaterapia tem sido reconhecida como uma terapia complementar no auxílio do tratamento de diversas doenças. Recentemente o Ministério da Saúde incluiu a aromaterapia como uma das novas Práticas Integrativas e Complementares (PICS) para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Entre conosco nesse Omniverso dos óleos essenciais!!

Referências Bibliográficas:

  • Aromahead Institute
  • Modern Essentials – Aroma Tools
  • The Complete Book of Essential Oils and Aromatherapy – Valerie Ann Worwood

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • /portalomniverso
  • @portalomniverso
  • (21) 98353 2080
  • contato@portalomniverso.com.br

© omniverso®. Todos os direitos reservados.