Aromaterapia em Bebês e Crianças

Em um mundo onde estamos tão expostos a produtos sintéticos e cheios de química, certamente ter opções naturais para cuidar da saúde e do bem-estar de nossas crianças é maravilhoso. Assim, a aromaterapia é uma ótima opção para ser introduzida na vida dos pequenos, pois é uma prática milenar que tem sido amplamente estudada nas últimas décadas podendo trazer grandes benefícios.

aromaterapia

Ao nascer, os sistemas imunológico, respiratório e nervoso do bebê ainda não estão completamente desenvolvidos. Além disso, sua pele é mais fina e sensível. Portanto, absorve de forma diferente produtos, aromas e etc. Quando pensamos no bem-estar das crianças, queremos ter certeza que estamos trazendo o que há de melhor e mais seguro para suas vidas. Dessa forma, até os óleos essenciais devem ser usados com indicações e precauções. 

COMO USAR?

Sem dúvidas, uma das melhores formar de utilizar aromaterapia para crianças é através dos óleos essenciais. Logo, coloque algumas gotas no difusor e lembre-se de sempre deixar o ambiente arejado. Caso seja utilizado um difusor ultrassônico, deixe 30-60 minutos ligado, alternando com 30-60 minutos desligado.

Além disso, os óleos essenciais  podem ser utilizados na pele de forma tópica, sempre diluindo em um óleo carreador, de acordo com a idade da criança.       

  • 6 meses a 2 anos (0,25% a 0,50%) – 1 a 2 gotas para cada 30ml de óleo carreador.
  • 2 a 10 anos (0,50% a 1,0%) – 2 a 3 gotas para cada 30ml de óleo carreador**.

** 30 ml de óleo carreador correspondem a 2 colheres de sopa.

 QUAIS ÓLEOS ESSENCIAIS ESCOLHER?

Sem dúvidas, ao escolher óleos essenciais para utilizar com crianças, dê preferência a óleos com aromas suaves e delicados. A saber, uma boa escolha é o óleo essencial de Camomila (Roman Chamomile) por ser um óleo relaxante e calmante, suas propriedades podem reduzir a ansiedade e irritabilidade criando assim uma atmosfera de paz e tranquilidade para o ambiente.              

Analogamente, o óleo essencial de Lavanda (Lavandula angustifolia) também é interessante. Afinal, a Lavanda é considerada um óleo essencial universal com diversas propriedades, podendo ajudar na ansiedade, nas funções respiratórias como asma e bronquite, infecções, dores de cabeça, repele insetos, entre outras muitas propriedades. Ela promove amor, paz, bem como um senso geral de bem-estar.

óleo essencial de Laranja doce (Citrus sinensis) é ótimo para elevar a energia, traz alegria, atua no sistema digestivo, imune e proporciona equilíbrio emocional. Com seu aroma refrescante, o óleo essencial de Limão (Citrus limon) é antiviral, antisséptico e revigorante. Atua no sistema digestivo, imune e respiratório sendo ótimo para o quarto das crianças. Por serem dois óleos cítricos e fotossensíveis, recomendamos que sejam usados no difusor e não na pele.

Outros óleos essenciais seguros são: Coentro (Coriandum Sativum), Gerânio (Pelargonium graveolens), Tangerina (Citrus reticulada), Tea tree (Melaleuca alternifolia). A partir dos 7 meses podemos usar também: Olíbano (Boswellia carteira), Palmarosa (Cymbopogon martinii)e Tomilho (Thymus vulgares ct. linalool).

Atenção: óleos essenciaiscomo Eucalipto glóbulos, Hortelã pimenta e Alecrim não devem ser utilizados por bebês e crianças. Óleos que contém mentol e 1,8-Cineol podem causar problemas respiratórios.

BLEND PARA UMA MASSAGEM RELAXANTE

           Camomila romana – 1 gota

            Lavanda – 1 gota

Dilua os óleos essenciais em 30 ml de óleo de amêndoa. Para cada massagem use 1/4 de colher de chá, evitando as áreas do rosto, cabeça, pescoço e genitais. Para bebês, não é necessário o uso de óleos essenciais todos os dias, você pode alternar com uma massagem com o óleo de amêndoas puro.

 PARA CÓLICAS (a partir de 3 meses)

 Camomila romana –  1 a 2 gotas

Dilua em 30 ml de óleo de amêndoas e massageie delicadamente o ventre no sentido horário.

É importante ressaltar que nenhuma das informações sobre aromaterapia dadas acima substitui atendimento médico, sempre consulte o seu pediatra.            

Referências:

Modern Essentials – Aroma Tools

The Complete Book of Essential Oils and Aromatherapy – Valerie Ann Worwood

Leia também:

Como a aromaterapia pode te ajudar antes, durante e após a folia de Carnaval?

Uma resposta para “Aromaterapia em Bebês e Crianças”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • /portalomniverso
  • @portalomniverso
  • (21) 98353 2080
  • contato@portalomniverso.com.br

© omniverso®. Todos os direitos reservados.