O que é Mindfulness?

Mindfulness, ou Atenção Plena, é um estado mental em que conseguimos ter nossa atenção focada no momento presente. Através da prática do Mindfulness aprendemos a ter consciência dos nossos pensamentos, sensações corporais e emoções no momento em que eles ocorrem, sem julgamentos. Assim, conseguimos agir sobre eles e não reagir de forma automática. Essa prática pode ser muito útil para superarmos os desafios do dia a dia de forma consciente e positiva. 

O Mindfulness não é uma prática nova, tem origem nas práticas orientais de mais de 2.500 anos porém, somente na década de 70 o termo foi trazido para o ocidente. Jon Kabat-Zinn, então professor emérito da Universidade de Massachusetts, foi o responsável  pelo inicio das pesquisas cientificas sobre Mindfulness e em 1979 criou o programa de redução de estresse baseado em seus estudos. 

A partir daí, muitos estudos científicos tem sido realizados mostrando cada vez mais evidências de que o Mindfulness pode ajudar não só no controle do estresse mas também da ansiedade, depressão, dores crônicas e melhora da qualidade de vida.

Como praticar?

A meditação é a principal técnica para chegarmos a esse estado de Atenção Plena. Escolha um lugar confortável, sente-se com a coluna ereta, alinhando a coluna, pescoço e cabeça. Você pode focar na sua respiração, sentir o ar entrando e saindo pelo seu nariz. Se algum pensamento surgir não se preocupe, não julgue, simplesmente reconheça e volte para a respiração. Issopoderá acontecer algumas vezes, não se culpe e gentilmente volte para a respiração. Para ajudar, conte 1 na inspiração e 2 na expiração, essa técnica auxilia a manter o foco. Comece com poucos minutos, 5 a 10 minutos já é suficiente, com a prática, vá aumentando o tempo.

 

Algumas razões para começar a praticar hoje:

1. Reduz o estresse

2. Ferramenta de Auto-conhecimento

3. Provoca mudanças na estrutura cerebral, protegendo de doenças mentais

4. Ajuda na regulação emocional

5. Aumento da consciencia corporal

6. Melhora qualidade do sono

7. Melhora concentração e foco

8. Ajuda na resposta a situações desafiadoras

Quer saber mais? Fizemos uma lista de livros e sites para que você possa se aprofundar sobre o Mindfulness e colocar de vez essa prática em sua vida!

  1. Atenção Plena: Mindfulness – Autores: Mark Williams e Danny Penman
  2. Manual Prático de Mindfulness: Curiosidade e Aceitação – Autores: Javier Campayo e Marcelo Demarzo
  3. Mindfulness e Ciência: da Tradição à Modernidade – Autores: Javier Campayo e Marcelo Demarzo
  4. Atenção Plena – Autora: Ellen Langer
  5. Iniciativa Mindfulness – https://www.iniciativamindfulness.com.br
  6. Mundo Mindfulness – https://www.mundomindfulness.com.br
  7. Mindful – https://www.mindful.org

 

 

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